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O eu, o outro e o nós – É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão c...

O eu, o outro e o nós – É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.


Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias


São parte dos objetos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiências “O eu, o outro e o nós” os itens a seguir, à exceção de um, assinale-o.

A

Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

B

Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

C

Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

D

Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

E

Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.