O eu, o outro e o nós – É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais (na família, na instituição escolar, na coletividade), constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil/os-campos-de-experiencias
São parte dos objetos de aprendizagem e desenvolvimento do campo de experiências “O eu, o outro e o nós” os itens a seguir, à exceção de um, assinale-o.
Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.
Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.