O conceito de currículo integrado é central na educação profissional, sobretudo quando se trata de perspectivas formativas mais avançadas, tais como as que tem lugar nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. No tocante à educação profissional brasileira no ensino médio, o currículo integrado compreende uma
configuração do trabalho pedagógico que visa integrar o ensino médio ao ensino superior. Enfatizando a importância da apropriação do conhecimento científico pela classe trabalhadora, o currículo integrado busca a unidade e a interface entre os conhecimentos universitários e os conhecimentos mobilizados pelos docentes e alunos no ensino médio.
orientação curricular que tem na experiência seu eixo fundamental, daí enfatizar as atividades práticas, as atividades em laboratório e ações de campo em detrimento do ensino de conteúdos disciplinares. A ideia fundamental é que, ao experienciar as atividades práticas, os alunos se defrontam com situações concretas não redutíveis a um único campo disciplinar, exigindo, pois, a cooperação entre as disciplinas e, logo, sua integração.
perspectiva que visa a integração do conhecimento científico ao cotidiano dos alunos e da própria comunidade escolar. Nesse sentido, essa perspectiva tem na pesquisa e na extensão seus principais eixos e nas práticas de educação popular seus fundamentos. Trata-se de uma perspectiva de educação e de formação humana que se orienta pela dinâmica do círculo gnosiológico entre ação-reflexão-ação.
concepção de estruturação curricular que, reconhecendo a unidade do conhecimento, concebe o ensino médio de maneira integrada à educação profissional, bem como procura diminuir as distâncias entre as disciplinas e favorecer a interdisciplinaridade. Tudo isso em consonância com uma perspectiva de formação humana que incorpora a importância de uma compreensão ampliada do trabalho, da ciência e da cultura.