De acordo com Zabalza (2004, p. 27), "[...] a simples prática [...] não melhora substancialmente a qualidade do exercício profissional [...] A importância atribuída [...] à reflexão, à avaliação ou à aprendizagem como competências profissionais substantivas e necessárias para o desenvolvimento profissional nos remete à necessidade de buscar instrumentos de coleta e análise de informação referente às próprias práticas que nos permita revisá-las e reajustá-las se for preciso". No cotidano escolar, o conselho de classe pode configurar-se como tempo e espaço para que o coletivo de professores possa fazer a análise, a reflexão e o replanejamento das práticas educativas, tendo como centralidade da discussão, a qualidade da aprendizagem e o êxito escolar para todos os alunos. Com base nessa premissa e na assertiva de Zabalza, é correto afirmar que o conselho de classe possibilita:
Identificar problemas, sobretudo, os comportamentais, para fazer o encaminhamento adequado para especialistas em dificuldades de aprendizagem.
Classificar os alunos de acordo com o resultado obtido em testes e provas padronizados.
Recolher informações significativas sobre o processo de ensino e aprendizagem, identificando problemas, fazendo acompanhamento do percurso formativo dos alunos, analisando dados e refletindo sobre eles, buscando soluções, hipóteses explicativas e causas dos problemas didático-pedagógicos e de apropriação de conceitos e conteúdos.
Recolher informações sobre o comportamento dos alunos, decidindo as estratégias de advertência e retenção escolar, bem como de progressão nas etapas subsequentes.
Parametrizar os objetivos de aprendizagem, de acordo com escalas avaliativas que aferem a qualidade da oferta educativa.