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No fundo das teorias do currículo, está, pois, uma questão de "identidade" ou de "subje...

No fundo das teorias do currículo, está, pois, uma questão de "identidade" ou de "subjetividade". Se quisermos recorrer à etimologia da palavra "currículo", que vem do latim curriculum, "pista de corrida", podemos dizer que, no curso dessa "corrida" que é o currículo, acabamos por nos tornar o que somos. Nas discussões cotidianas, quando pensamos em currículo, normalmente pensamos apenas em conhecimento, esquecendo-nos de que o conhecimento que constitui o currículo está inextricavelmente, centralmente, vitalmente, envolvido naquilo que somos, naquilo que nos tornamos: na nossa identidade, na nossa subjetividade.


SILVA, T. T. Documentos de identidade — uma introdução às teorias do currículo. 2ª ed. 10ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 15-16 (adaptado).


Com base no texto apresentado, sob o foco das teorias críticas e pós-críticas sobre currículo, avalie as afirmações a seguir:


I.Currículo impregna relações de poder à medida que se determina quais conhecimentos serão privilegiados e quais serão relegados.

II.Currículo impregna conhecimentos e saberes organizados sem viés ideológico.

III.Currículo impregna ênfase em conceitos de ideologia e poder.

IV.Currículo impregna objetivos que visem desenvolver habilidades para exercer com eficiência atividades profissionais.


É correto apenas o que se afirma em:

A

I, II, III e IV.

B

l e III, apenas.

C

II e IV, apenas.

D

I, II e III, apenas.

E

IV, apenas.