Imagem de fundo

No debate crítico sobre avaliação escolar, Jussara Hoffmann...

No debate crítico sobre avaliação escolar, Jussara Hoffmann propõe o chamado “jogo do contrário”, como estratégia teórica para desestabilizar práticas avaliativas tradicionais. À luz dessa concepção, assinale a alternativa correta.


A

O “jogo do contrário” propõe inverter os instrumentos avaliativos, substituindo provas objetivas por autoavaliações sistemáticas e classificatórias.


B

A proposta defende a eliminação do erro como categoria pedagógica, entendendo-o como elemento prejudicial à aprendizagem significativa.


C

O conceito consiste em problematizar a lógica classificatória da avaliação, deslocando o foco do resultado para o processo e do controle para a mediação pedagógica.


D

O “jogo do contrário” fundamenta-se na equivalência entre avaliação diagnóstica e somativa, desde que ambas utilizem critérios explícitos.