As TICs envolvem e estão envolvidas por um complexo sistema de comunicação que incorpora organizações de distintos setores (empresarial, financeiro, político…), que permitem desenvolver a consciência crítica dos alunos ou a manipulação do pensamento e a manutenção do poder.
Em relação à influência das TICs sobre os alunos, é correto afirmar:
O uso das TICs promove a dialogicidade e a diminuição da exclusão econômica e social.
Na sociedade da informação, todos os participantes das comunidades educativas aprendem a compreender, a se comunicar, a produzir conhecimento a partir do aparato tecnológico criado pelas grandes mídias.
As tecnologias da Informação e Comunicação devem ser utilizadas pela escola de forma cautelosa, uma vez que o poder de interação não está fundamentalmente nas tecnologias, mas nas relações de produção do capital.
A educação escolar necessita absorver e incorporar as novas linguagens, descobrir os seus códigos, comandar as oportunidades de expressões, buscando usos democráticos e participativos das tecnologias.
A Internet é um novo meio de comunicação, ainda incipiente, que redimensiona profundamente o ambiente escolar no que se refere às formas de ensinar e de aprender.