A concepção interacionista de desenvolvimento tem por base a ideia de interação entre organismo e meio e vê a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a sua vida. De acordo com Claudia Davis (2010), “a visão interacionista de desenvolvimento traz importantes contribuições para a prática pedagógica, ao considerar que a criança constrói progressivamente novos conhecimentos e novas formas de pensar, com ênfase dada ao processo de aprendizagem do aluno”. Considere, abaixo, aspectos das correntes pedagógicas interacionistas
I- O conhecimento é construído por meio da interação com o meio.
II- As experiências anteriores servem de base para novas construções que dependem, também, da relação do indivíduo com o ambiente, em uma determinada situação.
III- Nesse processo, é importante o fator humano presente no ambiente.
IV- A atenção do homem resulta das aprendizagens que realizou ao longo da vida, em contatos com estímulos que reforçaram ou puniram seus comportamentos.
V- A interação entre as condições sociais mutáveis e a base biológica do comportamento humano é contínua.
São aspectos importantes das teorias interacionistas os de números:
I, II, III, IV
II, III, IV, V
I, II, III, V
I, III, IV, V
I, II, IV, V