Imagem de fundo

As metodologias como a pesquisa-ação, pesquisa participante e técnicas como a aplicação...

As metodologias como a pesquisa-ação, pesquisa participante e técnicas como a aplicação do diagnóstico rápido participativo (DRP), são muito utilizadas para o desenvolvimento de projetos que visam à ação individual e coletiva na gestão do meio ambiente. Julgue as definições abaixo elencadas e assinale a alternativa correta:

A

Pesquisa-ação é um tipo de pesquisa baseado numa metodologia de observação participante na qual os (as) pesquisadores (as) estabelecem relações comunicativas com pessoas ou grupos da situação investigada com o intuito de serem melhor aceitos.

B

Pesquisa-ação é a modalidade de pesquisa restrita a resolução dos problemas das classes populares.

C

A pesquisa-ação visa à reformulação dos procedimentos técnico-administrativos apenas nas empresas que apresentam grupos cujos relacionamentos são problemáticos.

D

Pesquisa-ação é uma estratégia metodológica de pesquisa social onde há interação entre pesquisador (a) e a comunidade investigada, na busca de ações concretas para as soluções dos problemas priorizados.

E

A Pesquisa-ação é aquela que utiliza a elaboração de testes de hipótese para a elaboração de uma matriz estatística que aponte os problemas a serem priorizados no desenvolvimento do trabalho.