"A utilização do portfólio como recurso de avaliação baseia-se na ideia da natureza evolutiva do processo de aprendizagem. O portfólio oferece aos alunos e aos professores uma oportunidade para refletir sobre o progresso dos estudantes em sua compreensão da realidade, ao mesmo tempo que possibilita introduzir mudanças durante o desenvolvimento do programa de ensino. Além disso, permite aos professores considerarem o trabalho dos alunos não de uma forma pontual e isolada (...), mas sim no contexto do ensino e como atividade complexa baseada em elementos e momentos de aprendizagem que se encontram relacionados."
(Hernández, 2000, p.165)
Na perspectiva apresentada acima, o portfólio deve ser utilizado
como instrumento de autoavaliação do estudante, que registra o seu desenvolvimento e as suas mudanças através do tempo, por meio de reflexões sobre o seu trabalho.
como modalidade de avaliação do desempenho do aluno, com foco na constatação das aprendizagens para atribuição de conceitos a cada etapa de estudos.
para registrar as aprendizagens de uma etapa de ensino, com a finalidade de informar aos responsáveis sobre o desempenho do aluno.
para substituir as pastas de atividades, que se caracterizam como recompilações de trabalhos ou materiais selecionados ao longo de um período.