Imagem de fundo

No contexto da avaliação da aprendizagem, a relação entre eficácia e eficiência dá-se q...

No contexto da avaliação da aprendizagem, a relação entre eficácia e eficiência dá-se quando o professor propõe um objetivo e consegue alcançá-lo com êxito e o processo desenvolvido para alcançar o objetivo proposto é relevante. No trabalho do professor, a avaliação constitui uma tarefa didática e permanente que deve acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Considerando o exposto, NÃO representa uma das funções pedagógicas da avaliação:

A

Realizar um diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.

B

Cumprir uma formalidade legal dando conceitos aos alunos, ao final de cada bimestre.

C

Identificar, analisar as causas de repetidas incapacidades na aprendizagem, evidenciando dificuldades em seu desempenho escolar.

D

Localizar, apontar as deficiências, insuficiências no decorrer do processo educativo, no qual os instrumentos deverão estar de acordo com os objetivos a serem atingidos.