O governo de Kubitschek, eleito para o período 1956-1961, deflagrou uma política de desenvolvimento sistematizada no chamado programa de metas. A educação foi incorporada ao programa com o propósito de preparar pessoal técnico para a implantação das indústrias de base. Nesse período, a vinculação entre educação e economia ganhou destaque internacional pela emergência da teoria do capital humano e do enfoque de mão-de-obra (manpower approach).
Tal enfoque é um método de planejamento que:
1) Consiste em determinar as metas de um plano de educação, com base na demanda do mercado de trabalho, especialmente quanto ao perfil e ao quantitativo de trabalhadores.
2) Articula-se com a teoria do capital humano, segundo a qual o desenvolvimento dos recursos humanos pelo sistema econômico é um requisito essencial para o crescimento educacional dos países.
PORQUE
3) A educação deveria produzir competências técnicas para o emprego, de forma a agregar valor aos recursos humanos no mercado.
Sobre as assertivas acima, pode-se dizer que:
as asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras, e a 3 é justificativa da 1.
as asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras, e a 3 é justificativa da 2.
as asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras, mas a 3 não é justificativa da 1.
as asserções 1 e 2 são proposições verdadeiras, mas a 3 não é justificativa da 1.
a asserção 1 é uma proposição verdadeira, e a 3 é uma proposição falsa.