

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Soares (2004) explicita que é preciso repensar as práticas de ensino que têm predominado em muitas escolas, esclarecendo a distinção entre o que é letramento e o que é alfabetização.
Alfabetização envolve o processo da consciência
Assinale a alternativa que se contrapõe ao que se concerne sobre esses dois conceitos:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica que a etapa escolar de alfabetização deve ser realizada, idealmente, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Já o letramento, deve permear por todas as fases de aprendizado tendo início, inclusive, na educação infantil.
A alfabetização envolve o processo da consciência fonológica e fonêmica, a construção das relações som e letra e o aprender a ler e a escrever, alfabeticamente.
É durante o Ensino Fundamental que ocorre a consolidação da alfabetização e letramento. A expectativa é que os alunos dominem o sistema da escrita ao fim dos dois primeiros anos. Dessa maneira, os educadores devem realizar as atividades de aprendizagem das letras e palavras e, também, da função social da escrita.
A alfabetização é um processo baseado em perceber e memorizar, para aprender a ler e escrever, o aluno não necessita de construir um conhecimento de natureza conceitual, ele apenas precisa saber o que é a escrita e de que forma a ela representa, graficamente, a linguagem.
Alfabetizar é muito mais do que codificar e decodificar o código alfabético, por isso letramento soma-se com a alfabetização e, o educador precisa saber o momento certo para articular leitura e produção de texto, fazer as intervenções adequadas para o aluno progredir.