Imagem de fundo

O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela...

O ensino-aprendizagem de Ciências deve nortear-se pela capacidade de instrumentar o aluno para melhor compreender a realidade na qual está inserido, possibilitando-lhe uma atuação consciente sobre ela.


Com relação às habilidades que levariam a esta instrumentalização, segundo Delizoicov e Angotti (1994), algumas são próprias das disciplinas de Ciências Naturais e, portanto, devem ser desenvolvidas com maior empenho nessas aulas. Dentre elas, destaca-se a classificação, habilidade que


A

ajuda a organização dos trabalhos e a detecção das regularidades e das anomalias dos fenômenos.


B

culmina o processo de apreensão do conhecimento, pois pode ser usada como um instrumento de leitura para reinterpretar o mundo.


C

localiza um fenômeno estudado segundo a sua semelhança e diferença com outros, já mais conhecidos.


D

se adquire ao se trabalhar os dados na solução de problemas, no processo de análise sobre o objeto de estudo.


E

transcende muito o simples olhar ou registro de um fenômeno ou evento, incluindo uma certa sistemática no estudo de fenômenos.