Uma equipe de educação infantil do município de Jundiaí desenvolveu um projeto com suas crianças de 5 anos sobre a cultura japonesa. Dentre as muitas atividades realizadas pelo grupo, foi exibida a animação Meu amigo Totoro, do Studio Ghibli, reconhecido representante da cinematografia do Japão. Tendo o Currículo Jundiaiense da Educação Infantil (Jundiaí, 2019) como base, assinale a alternativa correta sobre a ação.
A exibição do filme é necessariamente incompatível com o espaço escolar e suas práticas, pois as crianças já ficam expostas em demasia às telas.
A tecnologia, enquanto linguagem, tem presença positiva na educação, permitindo à equipe entreter e controlar as crianças de modo natural.
O projeto teria melhor proveito se exibisse uma animação conhecida pelas crianças, como as da Disney, assegurando interesse e participação, mesmo sem aderência ao tema.
O uso pontual da tv para a exibição do desenho pode ser considerado um recurso pedagógico, porque há uma intencionalidade articulada ao projeto.
A multimídia faz parte da atualidade, sendo fundamental que as crianças dominem sua expressão e linguagem, o que exige um uso frequente e não ocasional e limitado ao projeto.