Baseado em fatos históricos, a pedagogia tem origem na Grécia Clássica, no século XVII. A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós (criança) e agogos(condutor); sendo assim, “pedagogo” é aquele que conduz a criança ao saber. Conforme Barreto e Couto (2016), o pedagogo é o especialista em pedagogia, ciência e arte da educação, tendo como objetivo conduzir o comportamento das pessoas para uma formação humana, intelectual e equilibrada.
(Disponível em: https://www.montessoriano.com.br/faculdade/o-pedagogo/. Acesso em: janeiro de 2024.)
Pedagogo é aquele que possibilita o acesso à cultura, organizando o processo de formação cultural. É, pois, aquele que domina as formas, os procedimentos, os métodos através dos quais se chega ao domínio do patrimônio cultural acumulado pela humanidade. A palavra “pedagogia” traz sempre ressonâncias metodológicas, isto é, de caminho através do qual se chega a determinado lugar. Aliás, isto já está presente na etimologia da palavra: conduzir (por um caminho) até determinado lugar.
(Saviani, 2015, p. 36.)
Dentre as atribuições que são inerentes à sua função e atuação, pode-se afirmar que ele é o articulador entre os vários sujeitos e situações pertencentes à escola em que está inserido. NÃO é uma atribuição inerente ao pedagogo como articulador:
Executar junto com o gestor da instituição escolar o desenvolvimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP)da escola estabelecido para cada faixa etária e ano de escolaridade.
Orientar a equipe docente no desenvolvimento de suas atividades profissionais,sempre dando assessoria pedagógica e, também, coordenando a equipe na execução da proposta curricular e os objetivos quanto a esta orientação que são diversos.
Organizar o conteúdo, de acordo com o contexto em que a instituição está inserida, com vistas a cumprir o plano curricular vigente e, ainda, adequar a proposta metodológica de acordo com as necessidades do processo de ensino-aprendizagem.
Buscar e orientar a utilização dos recursos didáticos, implementar as adaptações curriculares pedagógicas e aplicar a metodologias de aprendizado, além de, junto com a equipe, propor e discutir a avaliação que dê resultados significativos no desenvolvimento dos alunos.