Imagem de fundo

No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a nec...

No desenvolvimento da práxis pedagógica, o professor está sempre se deparando com a necessidade de definir as estratégias de ensino que irá utilizar para desenvolver os conteúdos de seu programa de ensino. As tendências pedagógicas presentes na educação brasileira, influenciam a seleção e escolha destas estratégias. Assim, a partir de uma concepção dialética de educação, a aula expositiva como estratégia de ensino:

A

deve ser vista como uma comunicação verbal estruturada e utilizada pelos professores com o objetivo de transmitir determinados conteúdos aos alunos.

B

é recomendada apenas para transmissão de assuntos predominantemente teóricos.

C

objetiva economizar tempo quando há urgência em se apresentar um assunto, bem como possibilitar a transmissão de informações e experiências que ainda não tenham sido publicadas.

D

deve ser utilizada para introduzir um novo assunto do programa de ensino; permitir uma visão global e sintética de um assunto; apresentar e esclarecer conceitos básicos de determinada unidade de estudo; concluir estudos, podendo ser utilizada numa perspectiva dialógica.