Imagem de fundo

O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget “o nível de competê...

O que é conhecimento? Como aprendemos? Como conhecemos? Para Piaget “o nível de competência intelectual do sujeito, em um determinado momento de seu desenvolvimento, dependeria de seus esquemas, do número dos mesmos e da maneira como se combinam e se coordenam entre si”. Assim, ele destaca que o desenvolvimento cognitivo no sujeito é uma sucessão de estágios e subestágios, nos quais os esquemas se organizam e combinam entre si, formando estruturas. Considerando os estágios de desenvolvimento, segundo Piaget, relacione as colunas a seguir.

I. Estágio sensório-motor.

II. Estágio pré-operatório.

III. Estágio operatório-concreto.

IV. Estágio operatório-formal.

( ) O sujeito abandona a presença e a manipulação dos objetos concretos. A linguagem e afetividade estão em contínuo desenvolvimento, sendo que o sujeito busca agora, construir e respeitar valores morais e sociais.

( ) Neste estágio, a criança conhece o mundo através da manipulação, ou seja, conquista através da percepção e dos movimentos do universo que a cerca.

( ) Esse período é caracterizado pelo início da construção lógica, ou seja, consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um objetivo, revertendo-se para seu início.

( ) Esse período para Piaget, é marcado pelo surgimento da linguagem, o que acarretará modificações significativas nas áreas intelectual, afetiva e social.

A sequência está correta em

A

IV, I, III, II

B

VI, III, II, I

C

II, I, IV, III

D

I, IV, III, II.

E

III, I, IV, II