

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Primeiros socorros são intervenções que devem ser feitas de maneira rápida, logo após o acidente ou mal súbito, que visam a evitar o agravamento do problema até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local. Essas intervenções são muito importantes, pois podem evitar complicações e até mesmo evitar a morte de um indivíduo.
https://brasilescola.uol.com.br/saude/primeiros-socorros.htm
Marque a alternativa que consta o que NÃO DEVE ser feito no momento dos primeiros socorros:
Lavar as feridas com água oxigenada e tratá-las com iodo ou álcool.
Garantir que serviço de emergência seja chamado.
Manter a calma.
Afastar os curiosos.
Se uma vítima sai andando após sofrer um acidente, é aconselhável:
Incentivar que mesma ande, sem esperar pelo socorro.
Pedir para que a mesma pare e aguarde o socorro.
Não fazer absolutamente nada.
Pedir para ela andar e oferecer bebidas energéticas caso ela não queira.
Em caso de acidente de trânsito em que a vítima fica presa às ferragens do veículo, é importante:
Retirar a pessoa acidentada das ferragens puxando-a pelas pernas, mesmo antes da chegada do socorro, pois a vítima precisará de uma reanimação cateteropulmonar.
Promover o socorro da pessoa acidentada a qualquer custo, retirando-a das ferragens e acionando o Juiz de pequenas causas.
Não deixar a pessoa acidentada suar, pois o suor pode causar reação química na pele e lesioná-la, formando imediatamente a carbonização.
Primeiramente procurar o extintor de incêndio e utilizar no veículo, mesmo quando não houver chamas ou princípio de fogo.
Preservar a coluna cervical da pessoa acidentada, evitando-se traumatismos, e acionar o socorro.
Em um local onde há vários acidentados, a vítima que tem prioridade de atendimento é aquela que:
Está pedindo mais socorro.
Apresenta hemorragia.
Não consegue conter o choro.
Apresenta hematomas no corpo.
Em relação aos primeiros socorros em caso de fratura, luxação e contusão:
I- A primeira coisa a fazer é identificar qual parte do corpo foi atingida e mantê-la o mais imóvel possível, já que qualquer movimento mais brusco pode piorar a situação.
II- Uma tala pode ser improvisada com um pedaço de madeira e pano.
III- No caso de fratura exposta, amarre um pano em cada extremidade para evitar a perda de muito sangue.
IV- Se a vítima estiver consciente, mantenha-a bem hidratada e agasalhada até a chegada do socorro médico.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras.
Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
Ter alguma noção de primeiros socorros não é obrigatório para ser condutor de um veículo, mas sem dúvida alguma vai ser importante caso se envolva em alguma situação de emergência. A manobras de primeiros socorros não substituem o atendimento médico, mas é importante para:
Estabilizar a vítima até a chegada da equipe médica especializada.
Proporcionar à vítima o atendimento necessário para que seu quadro não evolua para o óbito.
Garantir que a vítima receba atendimento médico imediatamente.
Evitar que a vítima precise ser encaminhada a alguma unidade de atendimento médico.
Analise as afirmativas: Ao prestar os cuidados de emergência a vítima que tenha sofrido um ferimento com objeto encravado como, pedaços de vidro, madeira ou ferragens, é necessário:
I.Colocar várias camadas de gaze sobrepostas ou panos limpos ao redor do objeto, para sua estabilização.
II.Acionar imediatamente o pronto socorro, caso a vítima permaneça presa a um objeto que não permita sua locomoção.
III.Remover o objeto encravado imediatamente com panos limpos ou gaze.
IV.Deitar a vítima de costas no chão, com as pernas mais elevadas do que o corpo.
Estão CORRETAS, apenas as afirmativas:
I, III e IV.
II e IV.
I, II e III.
I e II.
Alfredo, motorista da Prefeitura de Pedrão, está passando pela Avenida Tancredo Neves e presencia um acidente de trânsito. Logo estaciona o veículo e se prontifica para ajudar as vítimas, as quais estão com fratura exposta.
Em relação as noções básicas de primeiros socorros, marque a alternativa CORRETA.
Alfredo deve orientar a vítima a rolar no chão.
Alfredo deve movimentar a vítima e levá-la para um lugar de sombra.
Se Alfredo não tem conhecimento em como colocar a parte do corpo fraturada no lugar, ele não deve tentar realizar o procedimento, visto que pode prejudicar e agravar o quadro.
Alfredo não precisa se preocupar se alguém chamou o serviço de emergência, pois não há necessidade.
Pedro trabalha como Maqueiro e recebeu no pronto-socorro um paciente desacordado, mas respirando.
Qual deve ser a conduta de Pedro frente a esse acontecimento?
Transportar o paciente em local adequado e de forma segura até o atendimento competente.
Sentar o paciente no chão e tentar acordá-lo sem pressa.
Deixar o paciente onde está e deixar que o médico o encontre.
Sentar o paciente e dar muita água na temperatura ambiente para mantê-lo hidratado.
Terminar o que estava fazendo e tentar acordá-lo, sacudindo-o com carinho.
Em relação as noções de primeiros socorros, em caso de desmaio, deve-se:
Afrouxar as roupas da vítima, tirando gravatas, cintos e sapatos, buscando auxiliar a circulação do sangue.
Abafar o ambiente.
Elevar os membros superiores com almofadas.
Deitar a vítima de barriga para baixo.
Para que uma pessoa possa prestar os primeiros socorros a outra pessoa, é necessário que se conheçam os sinais vitais, que são aqueles que indicam a existência de vida. Dessa forma, são reflexos ou indícios que permitem verificar o estado geral de uma pessoa.
Baseado no contexto acima marque a alternativa INCORRETA, ou seja, qual questão representa um sinal não vital.
Pressão arterial.
Dilatação e reatividade das pupilas.
Pulso.
Temperatura.
O local ideal para se verificar a pulsação de vítima adulta inconsciente é o pescoço.
Certo
Errado
O acidentado inconsciente é uma preocupação, pois além de se ter poucas informações sobre o seu estado, podem surgir complicações devido à inconsciência.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
O primeiro cuidado é manter as vias respiratórias superiores desimpedidas fazendo a extensão da cabeça, ou mantê-la em posição lateral para evitar aspiração de vômito.
No caso de duas pessoas estarem socorrendo, a pessoa que se encarrega da respiração boca a boca poderá controlar a pulsação carotídea.
Nos primeiros cuidados ao acidentado inconsciente, a observação das alterações deve ter prioridade acima de qualquer outra iniciativa.
Em casos de acidentado inconsciente, o pulso palpado durante a massagem cardíaca externa não é suficiente para indicar uma circulação eficaz.
O exame do acidentado inconsciente é diverso ao do acidentado consciente, pois os parâmetros de força e capacidade funcional não poderão ser verificados e por isso os cuidados a serem tomados são distintos.
Em relação às noções de primeiros socorros, no atendimento às vítimas, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
-
(_) Em todo atendimento ao acidentado consciente, deve-se comunicar o que será feito antes de executar, para transmitir-lhe confiança, evitando o medo e a ansiedade.
(_) Quando a causa de lesão for um choque violento, devese pressupor a existência de lesão interna. As vítimas de trauma requerem técnicas específicas de manipulação, pois qualquer movimento errado pode piorar o seu estado.
(_) No caso do acidentado ter sede, ofereça bastante líquido para beber; quanto mais hidratado ele ficar, melhor.
C - C - E.
C - E - C.
E - C - E.
E - E - C.
C - E - E.

(https://www .detran.pr.gov.br/)
De acordo com a charge, considerando os procedimentos de primeiros socorros, assinale a afirmativa correta.
A conduta do socorrista é adequada porque a retirada do capacete impede que o acidentado se sufoque.
A conduta do socorrista é inadequada porque não é permitido movimentar o acidentado sem o uso de luvas.
A conduta do socorrista é adequada porque, em caso de acidente com motocicletas, retira-se, em primeiro lugar, o capacete e depois se coloca o acidentado sentado.
A conduta do socorrista é inadequada porque a movimentação da vítima poderá causar piora de uma lesão na coluna ou em uma fratura de um braço ou perna.
A conduta do socorrista é adequada porque a movimentação de uma vítima só deve ser realizada, se houver perigo imediato de incêndio.
Sobre o Suporte Básico de Vida, assinale a opção CORRETA
A urgência hipertensiva é mais grave que a simples emergência, podendo levar, inclusive, a um Acidente Vascular Cerebral.
Na crise convulsiva generalizada tônico-clônica do paciente epilético, nunca suspeitar de Acidente Vascular Cerebral.
No paciente diabético, sudorese, palidez, taquicardia, tontura e tremores são sintomas clássicos de hiperglicemia.
Diarreia, vômitos e dispneia podem ser sinais e sintomas de reação anafilática, se houver história de provável exposição ao alérgeno.
Em uma abordagem para prestar primeiros socorros a uma vítima, considere a primeira etapa: avaliação primária. É característica dessa etapa verificar:
Possível intoxicação da vítima.
O estado de consciência da vítima.
Se a vítima sofreu choque elétrico.
A quantidade de sangue perdido pela vítima.
A existência de fraturas ou outras lesões na vítima.
NÃO é necessária a intervenção da prática de primeiros socorros em qual situação abaixo?
Dores de dente.
Fraturas em membros.
Pequenos cortes.
Queimaduras na pele.
Considerando o tema “Noções de Primeiros Socorros”, assinale a afirmativa correta.
A avaliação e exame do estado geral de um acidentado de emergência clínica ou traumática são considerados importante etapa básica na prestação dos primeiros socorros.
A avaliação e exame do estado geral de um acidentado de emergência clínica ou traumática devem ser realizados após a avaliação do acidente e proteção do acidentado.
O exame do estado geral da vítima deve ser demorado e detalhista, de modo que sejam analisados o estado de consciência, a respiração e se há hemorragia.
Em casos de ocorrência de hemorragia, deve-se avaliar se O sangue que se perde é arterial ou venoso e tentar estancar o sangue por meio de compressas.
Se o acidentado estiver consciente, deve-se verificar se a vítima consegue movimentar os membros inferiores e superiores e estimulá-la a se movimentar para diminuir a dor provocada pelas lesões.
Rúbia tem 25 anos e chegou ao hospital com uma fratura no tornozelo que necessita de cirurgia.
Para que a transferência de Rúbia pelo Maqueiro ocorra de forma segura e adequada até o centro cirúrgico, deve ser feita:
Usando uma cadeira de rodas.
Usando uma bola de ginástica.
Com a Rúbia pulando em um pé só.
Com a Rúbia caminhando sem sapatos.
Com a Rúbia caminhando com palmilhas de silicone.