Imagem de fundo

O DSM-5 (2014) afirma sobre os Transtornos da Personalidade, EXCETO:

O DSM-5 (2014) afirma sobre os Transtornos da Personalidade, EXCETO:

A

São considerados transtornos de Personalidade: Transtorno da personalidade paranoide, Transtorno da personalidade esquizoide, Transtorno da personalidade esquizotípica, Transtorno da personalidade antissocial, Transtorno da personalidade borderline, Transtorno da personalidade histriônica, Transtorno da personalidade narcisista, Transtorno da personalidade evitativa, Transtorno da personalidade dependente, Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva, Mudança de personalidade devido a outra condição médica e outro transtorno de personalidade especificado e transtorno não-especificado.

B

No Transtorno da personalidade paranoide, o sujeito apresenta um padrão de desconfiança e suspeita difusa dos outros, de modo que suas motivações são interpretadas como malévolas. Surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.

C

O Transtorno da personalidade esquizoide consiste em um padrão difuso de distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão de emoções em contextos interpessoais que surgem no início da vida adulta e estão presentes em vários contextos.

D

O Transtorno da personalidade esquizotípica apresenta como característica essencial a emocionalidade excessiva e difusa e o comportamento de busca de atenção. Esses indivíduos sentem-se desconfortáveis quando não estão recebendo atenção em vários contextos.

E

Um dos critérios diagnósticos para o Transtorno da personalidade antissocial é a presença de um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas, o que ocorre desde os 15 anos de idade.