Imagem de fundo

“Como ensinou Basaglia (1985), é preciso negar a doença...

“Como ensinou Basaglia (1985), é preciso negar a doença como objeto e, em seu lugar, tomar a existência-sofrimento do sujeito na sua relação com o corpo social. É preciso desconstruir a intervenção orientada pela cura, portanto, e construir ações orientadas para a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.” A partir do texto retirado do livro: “Referências Técnicas para Atuação de psicólogas (os) nos CAPS: Centro de Atenção Psicossocial. Conselho Federal de Psicologia”, escolha a resposta correta sobre a atuação do psicólogo:


A

Os psicólogos, como outros trabalhadores dessa clínica, produzem apenas intervenções técnicas e disponibilizam acolhimento em casos específicos .


B

Os psicólogos devem afirmar a doença como objeto e tomar a existência-sofrimento do sujeito numa dimensão menor que o diagnóstico.


C

A psicologia atua pautada numa ética que não visa valores da igualdade de direitos e do respeito às diversidades, mas segue exclusivamente o tipo de adoecimento


D

Ao psicólogo cabe desconstruir a intervenção orientada pela cura, portanto, e construir ações orientadas para a finalidade da emancipação e comprometidas com a criação de possibilidades de produção da vida e de participação e convivência social.


E

A psicologia deve valorizar as teorias psicológicas em detrimento da realidade socialmente compartilhada.