Imagem de fundo

Considere uma mulher de 40 anos de idade e que more...

Considere uma mulher de 40 anos de idade e que more sozinha. Recentemente ela tem tido dificuldade para dormir e se sente pressionada no trabalho. Apesar de ter muitos amigos, está trabalhando remotamente e quase não os encontra, permanecendo, a maior parte do tempo, em casa, desde o início da pandemia. Resolveu ir ao posto de saúde perto de sua casa, pois estava se sentindo muito angustiada e com muita dor de cabeça, ao ponto de não conseguir trabalhar. Na verdade, queria um atestado médico para tentar descansar um pouco.


Com base na situação apresentada e na rede de atenção psicossocial (Raps), assinale a alternativa correta.


A

Essa mulher não apresentava sintoma de sofrimento psíquico, mas deveria ir ao hospital pela gravidade da dor de cabeça.


B

Ao chegar no posto de saúde a mulher foi atendida por uma enfermeira que fez uma triagem, a examinou e a encaminhou para grupos terapêuticos semanais que acontecem no próprio posto. Além disso, prescreveu antidepressivo e forneceu atestado médico de dois dias para que ela descansasse.


C

Caso ela apresentasse sintomas de sofrimento psíquico mais graves ao chegar ao posto de saúde, precisaria ser encaminhada para a rede privada de saúde.


D

A mulher poderia ser atendida no posto de saúde e ainda ser encaminha para um Cras ou Creas, para verificar sua situação social e proteção social.


E

O acolhimento e a avaliação inicial realizados na unidade básica de saúde pretende verificar a necessidade de atendimento e realizar encaminhamentos para os demais pontos de atenção da Raps.