

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O Conselho Federal de Psicologia publicou, em 2013, as “Referências Técnicas para a Atuação de Psicólogas/os em Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas”, com o objetivo de oferecer aos profissionais da área um tratado ético-político para atenção integral aos usuários de álcool e outras drogas. Segundo esse manual, é correto afirmar que:
no Brasil, a proibição da cannabis fez parte da criminalização das manifestações culturais das populações negras, pois os poderes constituídos associavam o hábito de fumar maconha à comunidade negra.
o estado de Santa Catarina, foi pioneiro no uso da estratégia de Redução de Danos nas Unidades Dias (UDIs) e na criação dos Núcleos de Apoio Psicossocial (NAPS).
a Justiça Terapêutica é uma medida judicial de tratamento direcionada aos sujeitos apreendidos por porte/uso de substâncias ilícitas, com restrição de liberdade.
a Redução de Danos preconiza a política de abstinência para os usuários e valoriza o atendimento distante de sua residência, visando ao respeito à privacidade e ao cuidado da autonomia.
as drogas ilícitas, como a maconha e a cocaína, são hoje as principais responsáveis pelos danos e agravos à saúde.