Imagem de fundo

Segundo Pain (1985), assinale a opção correta com relação...

Segundo Pain (1985), assinale a opção correta com relação ao diagnóstico e ao tratamento de transtornos de aprendizagem.


A

O psicólogo deve levar em consideração a viabilidade do tratamento com relação aos determinantes econômicos e sócioculturais que afetam o sujeito e sua eficácia para integrá-lo numa situação ideal.


B

O tratamento psicanalítico do paciente é o mais indicado no caso de um transtorno na aprendizagem.


C

O tratamento começa a partir da última entrevista diagnóstica, já que o enfrentamento do paciente com sua própria realidade o obriga a uma série de aproximações, avanços e retrocessos mobilizadores de um conjunto de sentimentos contraditórios.


D

No caso de quadros com componentes orgânicos consideráveis e déficit intelectual, os pais costumam confirmar de todas as maneiras aquilo de que suspeitam e buscam argumentos conciliadores.


E

Diagnosticar o não-aprender como sintoma consiste em encontrar sua funcionalidade, isto é, sua articulação na situação integrada pelo paciente e seus pais.