Imagem de fundo

Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) constituem-se...

Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) constituem-se em modalidade assistencial substitutiva à internação psiquiátrica prolongada (BRASIL, 2004). Em relação aos SRT, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Os recursos financeiros da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que financiavam os leitos gradualmente desativados, devem ser realocados para os tetos orçamentários do estado ou munícipio responsável pela assistência ao paciente.

II. Nos SRT tipo I o suporte focaliza-se na inserção dos moradores na rede social existente (trabalho, lazer, educação, etc.). O acompanhamento na residência é realizado conforme recomendado nos programas terapêuticos individualizados dos moradores e também pelos Agentes Comunitários de Saúde, quando houver. Devem ser desenvolvidas, junto aos moradores, estratégias para a obtenção de moradias definitivas na comunidade.

III. Os SRT tipo II é a casa dos cuidados substitutivos familiares da população institucionalizada, muitas vezes, por uma vida inteira. O suporte focaliza-se na reapropriação do espaço residencial como moradia e na inserção dos moradores na rede social existente.


A

Todas estão corretas.


B

Todas estão incorretas.


C

Apenas I e II estão corretas.


D

Apenas I e III estão corretas.