Considerando o que se sabe a respeito dos transtornos de personalidade e tendo como referência a quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), assinale a opção correta.
Transtornos da personalidade envolvem um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desviam acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo e que se manifestam em duas ou mais das seguintes áreas: cognição, afetividade, percepção e identidade.
Os transtornos da personalidade paranoide, antissocial, dependente, esquizoide, esquizoafetiva, borderline e bipolar são alguns exemplos dos transtornos da personalidade descritos no DSM-V.
No DSM-V, os transtornos da personalidade são divididos em apenas duas categorias: o grupo A, que inclui os transtornos nos quais as pessoas costumam ser vistas pelos outros como dramáticas ou emotivas, e o grupo B, que inclui os transtornos nos quais as pessoas costumam ser vistas pelos outros como esquisitas ou excêntricas.
As fronteiras diagnósticas entre os diferentes transtornos da personalidade são claramente discerníveis, dado que eles não se sobrepõem em suas sintomatologias e também não compartilham das mesmas etiologias ou comorbidades, facilitando o uso de uma classificação categórica deles.
Transtornos da personalidade costumam se manifestar inicialmente na adolescência e no início da fase adulta, apresentando-se de maneira estável ao longo da vida, em diversas situações da vida da pessoa, e gerando diferentes tipos de prejuízos para ela.