A observação lúdica é um recurso que pode ser utilizado pelo psicólogo para a composição de um processo psicodiagnóstico infantil. A principal finalidade é obter uma compreensão inicial do mundo interno da criança. A respeito dessa técnica avaliativa, considere:
I. Durante a sessão de observação lúdica a criança expressa suas emoções sem a interferência do processo primário, facilitando a compreensão dos conflitos psíquicos envolvidos na sintomatologia.
II. O papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnóstica é passivo, pois a finalidade da técnica é a observação. Contudo, enquanto observador, também pode ser participante mediante a solicitação da criança.
III. Por meio da observação lúdica, é possível identificar padrões de comportamento e expressões emocionais da criança, fornecendo indícios sobre seu histórico de saúde física.
Indique a alternativa que avalia corretamente as afirmações.
As afirmações I, II e III são falsas.
A afirmação II é verdadeira e as afirmações I e III são falsas.
As afirmações I, II e III são verdadeiras.
A afirmação I é verdadeira e as afirmações II e III são falsas.
Somente a afirmação I é verdadeira.