Imagem de fundo

Em 19 de dezembro de 2002, o Conselho Federal de Psicologia...

Em 19 de dezembro de 2002, o Conselho Federal de Psicologia publicou a Resolução CFP n. 018/2002, que determina, em seu Artigo primeiro, que "os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão, contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo". Com base em tal resolução, fazem parte das normas de atuação para os psicólogos:


A

No exercício profissional, deverão ser omissos perante o crime do racismo.


B

Não se utilizarão de instrumentos ou técnicas psicológicas para afastar, inibir ou combater preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial.


C

Não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa de modo a reforçar o preconceito racial.


D

Não colaborarão com eventos ou serviços que não sejam de natureza discriminatória, contribuindo para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias.