Imagem de fundo

Por meio da Portaria N.3088, de 23 de dezembro de 2011, foi...

Por meio da Portaria N.3088, de 23 de dezembro de 2011, foi instituída, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial. Sua criação se deu com a finalidade de criar, ampliar e articular os pontos de atenção à saúde para as pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Acerca da Portaria citada, marque a alternativa incorreta:


A

Um dos objetivos gerais da portaria é garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.


B

Estão contemplados dentre seus componentes: os Centros de Atenção Psicossocial, o SAMU 192, os Serviços Residenciais Terapêuticos e a UPA 24horas.


C

As atividades no Centro de Atenção Psicossocial são realizadas prioritariamente de forma individual, de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes.


D

O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial, é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Individual, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família.


E

Contempla dentre seus objetivos específicos, a promoção de cuidados em saúde especialmente para grupos mais vulneráveis (criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas).