Imagem de fundo

Sobre a Política Nacional de Saúde Mental, é CORRETO...

Sobre a Política Nacional de Saúde Mental, é CORRETO afirmar:


A

prevê em seu processo de desinstitucionalização o financiamento adequado dos dispositivos substitutivos, tais como residências terapêuticas e CAPS, além da incorporação de egressos ao Programa de Volta para Casa, concomitante à manutenção dos leitos psiquiátricos.


B

propõe o cuidado ao paciente com transtorno mental prioritariamente em ambientes controlados, que tratam o paciente, isolando-o do convívio com a família e a sociedade.


C

A atual política Nacional de Saúde Mental reconhece a necessidade em determinadas situações da internação, entretanto, através da Portaria nº 2.629, de 28 de outubro de 2009, reafirma que estas internações são procedimentos para a atenção à saúde mental em hospitais gerais e incentiva internações de longa duração.


D

O cuidado mais humanizado e a reabilitação através da terapia, por intermédio do trabalho ocupacional, acesso à cultura e ao lazer.


E

visa a constituição de uma rede de dispositivos diferenciados que permitam a atenção ao portador de sofrimento mental fora do seu território por conta do constrangimento que pode sofrer ao frequentar uma unidade de saúde do seu território.