A ausência de homogeneização educacional da população brasileira aponta que os testes neuropsicológicos elaborados e publicados para avaliar indivíduos de escolaridade alta e de cultura distinta podem não apresentar à equipe assistencial a segurança de aplicação em nosso meio. Assim, é preciso cautela e resgate de estudos confiáveis sobre instrumentos de avaliação cognitiva e funcional do idoso (NITRINI et al, 2005).
Sobre a avaliação cognitiva e funcional do idoso, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A memória, a linguagem e as habilidades construtivas são funções relevantes a serem avaliadas.
( ) Mini-mental e desenho do relógio são exemplos de instrumentos recomendados para avaliação de idosos.
( ) A utilização combinada de instrumentos de avaliação cognitiva e de escalas de avaliação funcional é vedada na avaliação de idosos.
( ) Os instrumentos recomendados para avaliação devem ser extensos para facilitar o envolvimento do idoso na atividade.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é