Imagem de fundo

A imagem acima, extraída do livro Holocausto Brasileiro, de...

Imagem associada para resolução da questão




A imagem acima, extraída do livro Holocausto Brasileiro, de Daniela Arbex, problematiza a realidade dos hospitais psiquiátricos que existiram por décadas no Brasil e em diversos países. Atualmente, os documentos oficiais estabelecem novas diretrizes para o atendimento em saúde mental direcionada a toda a população. Isso só foi possível mediante uma nova concepção do binômio saúde-doença.


Em relação a esses aspectos, é correto afirmar que


A

as ações em saúde pública, apesar de algumas mudanças, ainda têm enfatizado a doença e a sintomatologia, bem como negligenciam a positividade das experiências humanas que se associam à saúde.


B

a saúde é o oposto à doença, o que significa que o indivíduo saudável, do ponto de vista clínico, é aquele que não apresenta sintomas e encontra-se em estado de homeostase, dessa maneira dispensa intervenções especializadas (inclusive em hospitais).


C

saúde e doença devem ser analisadas a partir de parâmetros normativos, ou seja, a partir de indicadores circunscritos à maioria da população e que apontem para o funcionamento saudável dentro desses padrões.


D

a internação dos pacientes em hospitais ocorria em casos agravados e tinha por função minimizar riscos aos pacientes, pois as pessoas tinham dificuldades em lidar com a manifestação dos sintomas.