Questões de Concurso #13611
1
Q13611
Psicologia Teorias e Técnicas Psicoterápicas
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2004
Banca: Escola de Administração Fazendária - ESAF
Prova: ESAF - TRE SP - Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - Analista Judiciário - Área Psicologia / Clínica

A Gestalt-terapia

A

está interessada em comportamentos reais e não em estados interiores ou antecedentes históricos, assim como acredita que o sintoma é a doença e que não é via de acesso para a investigação de lembranças passadas ou para a perspectiva existencial do paciente.

B

ajuda o paciente a relembrar, recuperar e reintegrar materiais inconscientes, de forma que a vida atual deste possa ser mais satisfatória, através da análise da transferência estabelecida com o analista.

C

é um processo terapêutico composto por dois estágios principais: o estágio analítico, que consiste inicialmente em confissão, na qual o indivíduo começa a retomar o material inconsciente, e o estágio de elucidação do material confessional, no qual se desenvolve maior familiaridade e compreensão dos processos psíquicos.

D

enfatiza a função do corpo na análise do caráter e, na terapia e sua prática, inclui as técnicas de respiração e de liberação emocional.

E

é fenomenológica, tem por finalidade a consciência, é baseada no existencialismo, tem sua visão de mundo baseada no holismo e na Teoria do Campo e, do ponto de vista terapêutico, sua filosofia aponta que a pessoa deve ser vista na sua totalidade.