Quando a psicologia surgiu pela primeira vez como uma ciência separada da biologia e filosofia, o debate sobre a forma de descrever e explicar a mente humana e comportamento começou. Assim surgiram algumas escolas de pensamento que influenciam o nosso conhecimento e compreensão da psicologia, assim é INCORRETO afirmar que:
O estruturalismo é amplamente considerado como a primeira escola de pensamento da psicologia. Esta perspectiva focava em quebrar processos mentais em componentes mais básicos. Pensadores importantes associados com o estruturalismo incluem Wilhelm Wundt e Edward Titchener.
Behaviorismo sugere que todo o comportamento pode ser explicado por causas ambientais e não por forças internas. Behaviorismo é focado em comportamento observável. Teorias da aprendizagem, incluindo o condicionamento clássico e condicionamento operante foi o foco de um grande esforço de investigação. O Behaviorismo foi baseado na obra de pensadores como: John B. Watson, Ivan Pavlov, BF Skinner.
A psicanálise é uma escola de psicologia fundada por Sigmund Freud. Esta escola de pensamento enfatizou a influência da mente inconsciente no comportamento.Freud acreditava que a mente humana era composta por três elementos: o id, ego e superego . O id consiste em instintos mais primitivos, enquanto o ego é o componente da personalidade acusado de lidar com a realidade. O superego é a parte da personalidade que mantém todos os ideais e valores que internalizamos de nossos pais e cultura. Freud acreditava que a interação desses três elementos foi o que levou a todos os comportamentos humanos complexos.
Psicologia humanista, por sua vez foca na livre vontade individual, crescimento pessoal e o conceito de auto-realização. Enquanto as escolas iniciais de pensamento foram centradas principalmente sobre o comportamento humano anormal, psicologia humanista diferia consideravelmente em sua ênfase em ajudar as pessoas a alcançar e realizar o seu potencial.Grandes pensadores humanistas incluem: Abraham Maslow Carl Rogers e Jean Piaget.