Imagem de fundo

Segundo Amarante (2007, p. 16), “saúde mental não é apenas...

Segundo Amarante (2007, p. 16), “saúde mental não é apenas psicopatologia, semiologia... Ou seja, não pode ser reduzida ao estudo e tratamento das doenças mentais... Na complexa rede de saberes que se entrecruzam na temática da saúde mental estão, além da psiquiatria, a neurologia e as neurociências, a psicologia, a psicanálise (ou as psicanálises, pois são tantas!), a fisiologia, a filosofia, a antropologia, a filologia, a sociologia, a história, a geografia (esta última nos forneceu, por exemplo, o conceito de território, de fundamental importância para as políticas públicas)”.


Pensando na Saúde Mental na Instituição Pública e, com base no fragmento acima, marque a alternativa incorreta, ou seja, que não faz parte das diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS):


A

Respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia, a liberdade e o exercício da cidadania.


B

Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde.


C

Ênfase em serviços de base territorial e comunitária, diversificando as estratégias de cuidado, com participação e controle social dos usuários e de seus familiares.


D

Organização dos serviços em RAS centralizada, com estabelecimento de ações setoriais para garantir a integralidade do cuidado e assistência multiprofissional, excluindo-se a lógica interdisciplinar.