

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A professora de Química realizou atividades em uma turma de Ensino Médio com o tema da adulteração da gasolina em postos de combustíveis. Como parte das atividades investigativas, ela solicitou que os estudantes realizassem um experimento de determinação do teor de álcool na gasolina. Partindo de 50 mL da gasolina em uma proveta de 100 mL, os estudantes acrescentaram 50 mL de uma mistura de água e sal de cozinha. Após a homogeneização da mistura e o repouso por cerca de 10 minutos, verificou-se a presença de duas fases na proveta ao final do experimento, conforme a figura.

Por meio do experimento, a professora pode estimular uma postura investigativa e científica relacionada com a disseminação do conhecimento, ao
explicar teoricamente que o etanol se solubiliza na gasolina devido à presença de suas ligações apolares, o que se evidencia no volume de gasolina no início do experimento, demonstrando a adulteração.
problematizar como o etanol se solubiliza na solução aquosa devido à ausência de íons, o que resulta em menor volume da fase de gasolina sem etanol ao final do experimento, demonstrando a adulteração.
problematizar a adulteração da gasolina ao investigar que o etanol é mais solúvel na solução aquosa do que na gasolina, em função das ligações hidrogênio formadas, o que se evidencia no volume de solução aquosa ao final do experimento.
explicar teoricamente a adulteração do etanol, pois apresenta parte polar e outra apolar, sendo solúvel tanto na água quanto na gasolina. Por essa razão, há presença de duas fases, que são evidenciadas ao final do experimento.