Questões de Concurso sobre Práticas Laboratoriais em química

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.148 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na preparação de uma curva de calibração para analisar nitrato em amostras de água por meio da técnica de cromatografia iônica, um analista utilizou uma solução padrão de concentração inicial 99,6 mg.L–1 e preparou diferentes volumes de soluções com diferentes concentrações. A tabela a seguir apresenta volumes utilizados da solução padrão e concentrações das soluções preparadas.

Imagem associada para resolução da questão

Os maiores volumes (em mL) preparados foram os correspondentes às soluções


A
1, 2 e 3, apenas.

B
1, 3 e 4, apenas.

C
3 e 4, apenas.

D
5 e 6, apenas.

E
2 e 6, apenas.

Os sais de nitrato são compostos iônicos muito solúveis em água. Quando se coloca 1 mol de nitrato de cálcio em 1 litro de água ocorre a formação de uma solução na qual os íons estão separados e solvatados por moléculas de água.

Nessa solução, as concentrações em mol.L-1 dos íons cálcio e nitrato, presentes na solução são, respectivamente,


A
1 e 1.

B
1 e 2.

C
2 e 3.

D
3 e 2.

E
2 e 4.

Quanto à segurança no laboratório, analise as afirmativas abaixo.


I. É vedado o uso de sandálias, chinelos e bermudas durante trabalhos laboratoriais.

II. A inalação de produtos químicos pode ser reduzida pela manipulação das substâncias em bancada, fora da capela de exaustão.

III. Não é permitido fumar ou ingerir alimentos ou bebidas no laboratório.

IV. Não é recomendado o uso de lentes de contato.

V. É recomendado o uso de jaleco de algodão, óculos de proteção e sapato fechado.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.


D

Somente as afirmativas III e V estão corretas.


E

Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Ano: 2016
Prova: UFSC - UFSC - Técnico de Laboratório - Área: Química - 2016

O ácido acetilsalicílico é um fármaco com propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antitérmicas. Em uma prática de laboratório, foi realizada a síntese do ácido acetilsalicílico por meio da acetilação do ácido salicílico com anidrido acético catalisada com ácido sulfúrico, formando também como subproduto o ácido acético, conforme a equação abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Após a reação, o produto se cristaliza, realizando-se uma filtragem a vácuo para a obtenção do sólido. Porém, o sólido obtido pode conter algumas impurezas. Para a obtenção do ácido acetilsalicílico puro, pode-se utilizar a técnica de recristalização. Entretanto, é necessário escolher um solvente apropriado para esse processo. Analise as características listadas abaixo e identifique as que são pertinentes a essa escolha.


I. Dissolver com facilidade a substância de interesse a baixas temperaturas.

II. Não reagir com a substância de interesse.

III. Possuir um ponto de ebulição relativamente baixo.

IV. Dissolver com facilidade a substância de interesse a altas temperaturas.

V. Solubilizar mais facilmente a substância de interesse que as impurezas.


Assinale a alternativa CORRETA.


A

Somente as características II e III estão corretas.


B

Somente as características I e IV estão corretas.


C

Somente as características II e V estão corretas.


D

Somente as características III e V estão corretas.


E

Somente as características I e II estão corretas.

Ano: 2016
Prova: UFSC - UFSC - Técnico de Laboratório - Área: Química - 2016

Com relação ao uso e à manutenção de dispositivos em laboratório, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Amostras sólidas podem ser maceradas com KBr seco e prensadas em uma pastilha transparente, para análise na região do infravermelho.

( ) A célula de condutividade em um condutivímetro deve ser mantida em uma solução de KCℓ 3,0 mol L-1 levemente acidificada para a hidratação da membrana dos eletrodos de platina.

( ) Cubetas de vidro ou de plástico são recomendadas para verificações tanto na região ultravioleta quanto na região visível do espectro eletromagnético.

( ) Uma membrana seca em um eletrodo combinado de vidro não pode ser regenerada, motivo pelo qual o eletrodo deve ser inutilizado.

( ) Lâmpadas de deutério podem ser utilizadas em análise por espectroscopia nas regiões do ultravioleta e do visível.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.


A

V – V – V – F – V


B

F – V – V – F – V


C

F – F – F – V – V


D

V – F – V – V – F


E

V – F – F – F – F

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado