Questões de Concurso sobre Práticas Laboratoriais em química

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.149 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para determinar a concentração de ortofosfato em uma amostra foi utilizado o método do ácido ascórbico. Nesse método, o ácido ascórbico reage com o ortofosfato, na presença de molibdato de amônio e de antimonil tartarato de potássio em meio ácido, formando o ácido fosfomolíbdico, que será reduzido formando azul de molibdênio. A intensidade da coloração da substância observada em espectofotômetro em comprimento de onda 880 nm indica a concentração de ortofostato. A curva de calibração a seguir foi obtida utilizando o método do ácido ascórbico para amostras padrões de ortofosfato.

Imagem associada para resolução da questão

Uma amostra desconhecida contendo ortofosfato apresentou absorvância 0,090 ua seguindo as mesmas condições de análise. A concentração de ortofosfato, em mg.L-1, nessa amostra é de, aproximadamente,


A
0,055.

B
0,065.

C
0,136.

D
0,187.

E
0,233.

Um analista preparou uma solução de padrão primário medindo a massa de 100,0 mg em uma balança analítica com precisão ao 0,1mg, solubilizando quantitativamente em água ultrapura. Esta solução foi levada ao volume final de 50 mL em balão volumétrico certificado com precisão de 0,05 mL.

Considerando os erros nas medidas de massa e volume e sua propagação, a expressão correta da concentração, em g.L-1, desse padrão, é de


A
2,000 ± 0,004.

B
2,000 ± 0,002.

C
2,00 ± 0,05.

D
2,00 ± 0,01.

E
2,0 ± 0,1.
Assinale a opção que indica a forma de nitrogênio que as plantas podem utilizar diretamente.

A
Nitratos.

B
Nitritos.

C
Amônia.

D
Gás N2.

E
Metano.

Para uma determinada pratica em laboratório é necessário o preparo de 200 mL de solução 0,5 mol.L–1 de ácido nítrico a partir de uma solução concentrada desse ácido. A solução concentrada é identificada por: 65%(m/m) e densidade 1,4g.cm–3. O volume a ser utilizado dessa solução é de, aproximadamente,

Imagem associada para resolução da questão


A
7 mL

B
12 mL

C
15 mL

D
22 mL

E
31 mL

Certo agente químico tem concentração de 10 ppm na água. Assinale a opção que descreve com mais precisão sua concentração.


A

Existem 10 moléculas do agente químico em um milhão de moléculas de água


B

Existem 10 milhões de moléculas do agente químico na amostra


C

Existem 10 milhões de moléculas do agente químico em 1 litro de água


D

Existem 10 moléculas de água em 1 milhão de moléculas do agente químico


E

Existem 10 moléculas do agente químico em 10 milhões de moléculas de água.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado