Ofício é o principal instrumento da correspondência oficial da CMBH, tanto em ambiente interno (entre vereadoras ou vereadores, diretoras ou diretores, gerentes, servidoras ou servidores) quanto externo (entre a CMBH e outras pessoas ou entidades públicas ou privadas). É usado para convidar, convocar, solicitar, agradecer, informar, comunicar e também para encaminhar aos respectivos destinatários as proposições normativas e não normativas que tenham sido objeto de deliberação. De acordo com o Guia de Redação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, as afirmativas a seguir compõem a estrutura do Ofício, a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
Cabeçalho: é formado por um título, que identifica o responsável pela redação do documento.
Vocativo: é composto pela forma de tratamento e o nome do cargo do destinatário, seguidos de vírgula.
Local e data: indica a cidade de onde se emite o ofício e a data em que ele é redigido. Esses dados são posicionados logo abaixo do número de controle, à direita da página.
Número de controle: apresenta a abreviatura do tipo de texto (Of.); a sigla do órgão (diretoria, divisão, seção etc.) que emite o ofício; o número de ordem do documento e o ano de sua emissão. É posicionado na margem superior esquerda da página.