

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A flexão das vigas e das lajes de um edifício de concreto armado, se não obedecidos os limites de deformação máximos prescritos pela NBR 6118:2014, pode levar ao surgimento de patologias nas alvenarias e nos revestimentos de pisos.
Com relação a esses tipos de patologias, assinale a alternativa incorreta.
A fissuração e / ou o destacamento de pisos cerâmicos, ou mesmo de outros pisos rígidos, podem ser causados pela excessiva deformação das lajes sobre as quais se assentam.
Em edifícios sobre pilotis, onde o balanço é usado intencionalmente para alívio dos momentos fletores positivos das vigas, o aparecimento de fissuras nas alvenarias é causado pelo excesso de rigidez estrutural nas regiões em balanço das vigas.
A concepção de edifícios em alvenaria estrutural sobre pilotis parece ser tecnicamente um contrassenso, na medida em que poderão surgir nas paredes solicitações distintas às de compressão.
Um caso típico de fissuração em alvenarias estruturais é aquele provocado pela excessiva deformação de lajes ancoradas nas paredes, introduzindo nas mesmas esforços de flexão lateral.