Imagem de fundo

Acerca das primeiras fases da Política Externa Brasileira após a independência, no perí...

Acerca das primeiras fases da Política Externa Brasileira após a independência, no período monárquico e nos anos iniciais da República, é possível dizer que:


A

O poder do imperador era reduzido e voltado à moderação das ações políticas dos diferentes poderes constituídos.


B

A busca pelo reconhecimento internacional e questões relacionadas à definição das fronteiras e do território foram parte das preocupações iniciais da diplomacia brasileira.


C

O poder legislativo, durante a monarquia, participava de forma opinativa da política externa, sem o poder de ratificar ou de vetar decisões do executivo.


D

Com o advento da República, o poder legislativo viu reduzida sua participação na política externa brasileira.


E

As mudanças nas prerrogativas decisórias acerca da política externa brasileira com a promulgação da Constituição Republicana de 1891 estiveram relacionadas à centralização política.