A prevenção de acidentes de trabalho depende da adoção de procedimentos específicos, que permitam o controle dos riscos associados às atividades que serão desenvolvidas pelos trabalhadores. No caso da soldagem oxiacetilênica,
é necessário atentar para o risco de explosão em ambientes com ventilação precária, pois o acetileno possui uma larga faixa de explosividade, com limite inferior igual a 2,5% em volume no ar e limite superior igual a 81% em volume no ar.
o armazenamento de cilindros de acetileno próximos àqueles de oxigênio exige que o local seja bem ventilado, coberto contra os raios solares com material incombustível e os suportes sejam protegidos contra umidade, que podem provocar corrosão na base dos cilindros.
deve-se conduzir o acetileno em tubulação de aço com revestimento interno de cobre, que não possui qualquer afinidade química com o gás, que pode gerar acetiletos explosivos quando em contato com mercúrio ou compostos de prata.
a operação de acendimento do acetileno deve ser feita por operador capacitado, usando isqueiro de uso comum, que não apresente nenhum vazamento em seu reservatório de gás, cuja capacidade não exceda a 5 cm3.
se a válvula do cilindro de oxigênio for fechada depois da válvula do cilindro de acetileno, há riscos de retrocesso de chama, uma vez que o oxigênio continuaria a ser consumido na câmara de mistura, podendo ocorrer a produção de fuligem nos bicos de solda.