Imagem de fundo

HAZOP, cujo significado é “Hazard and Operability Study”,

HAZOP, cujo significado é “Hazard and Operability Study”,

A

é um exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado. É uma técnica para identificar os riscos para pessoas, equipamentos, ambiente e/ou objetivos organizacionais. É uma técnica qualitativa baseada no uso de palavras-guia as quais questionam como a intenção do projeto ou as condições de operação podem não ser atingidas a cada etapa do projeto, processo, procedimento ou sistema.

B

é uma análise de uma grande perda para evitar a sua recorrência, comumente referida como Análise de Causa-Raiz (RCA), análise de Falhas de Causa-Raiz (RCFA) ou análise da perda. A RCA é focada nas perdas dos ativos devidas a vários tipos de falhas, enquanto a análise da perda está relacionada principalmente às perdas financeiras ou econômicas devido a fatores externos ou catástrofes.

C

é um exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado. É uma técnica para identificar risco somente para pessoas. É qualitativa, baseada no uso de palavras-guia, as quais questionam como a intenção do projeto ou as condições de operação podem não ser atingidas a cada etapa do projeto, processo ou procedimento.

D

fornece uma estrutura para identificar perigos e pôr em prática controles em todas as partes pertinentes de um processo para proteger dos perigos e manter a confiabilidade da qualidade e segurança de um produto.

E

é um exame estruturado e sistemático de um produto, processo, procedimento ou sistema existente ou planejado, que analisa como os principais riscos de ruptura poderiam afetar as operações da organização e identifica e quantifica as capacidades que seriam necessárias para gerenciá-los.