A Análise Preliminar de Risco é uma técnica de avaliação de riscos muito difundida entre os profissionais prevencionistas. Sobre ela, é correto afirmar que
se trata de método que privilegia o conhecimento dos trabalhadores com instalações e processos de trabalho já usuais, que possuam alguma semelhança com um novo sistema de produção.
sua aplicação ocorre preferencialmente em componentes mais sensíveis do sistema e procura estimar a repercussão de possíveis falhas, neles ocorridas, na funcionalidade do sistema produtivo.
em função de sua abordagem do problema, sua melhor aplicação tem sido em processos contínuos, com elevado grau de automação, apontando as possíveis falhas e ensejando eficácia na manutenção preditiva.
essa técnica é baseada em um procedimento que gera perguntas de maneira estruturada e sistemática através do uso apropriado de um conjunto de palavras-guia.
consiste no estudo, durante a fase de concepção ou desenvolvimento de um novo sistema, com a finalidade de se determinar os riscos que poderão estar presentes em sua fase operacional.