Imagem de fundo

Um trabalhador de 30 anos de idade, empregado de um...

Um trabalhador de 30 anos de idade, empregado de um estabelecimento comercial, trabalhava como caixa em fevereiro de 2021, quando começou a ter sintomas compatíveis com a covid-19 no dia 23 daquele mês. Foi orientado para realizar o teste RT-PCR no mesmo dia e, enquanto aguardava o resultado, permaneceu trabalhando como repositor de mercadorias, pois, segundo a empresa lhe disse, o contato com os clientes seria menor. O resultado foi negativo e o trabalhador se recuperou totalmente após alguns dias. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.


A

A empresa atuou corretamente, pois agiu com precaução, afastando o trabalhador da função que o mantinha em contato com os clientes e realizando o teste mais sensível para a comprovação diagnóstica.


B

A empresa agiu corretamente, pois, se o afastasse imediatamente, poderia gerar pânico entre os demais funcionários desnecessariamente, como se comprovou depois com o teste negativo.


C

A empresa agiu incorretamente, pois o trabalhador deveria ter sido afastado imediatamente e o resultado do RT-PCR coletado no primeiro dia de sintomas pode ter sido falso-negativo.


D

A empresa deveria ter afastado imediatamente o trabalhador e providenciado o teste que poderia dar o resultado mais rapidamente, que é o de pesquisa de anticorpos no sangue.


E

A empresa agiu incorretamente, pois deveria ter afastado o trabalhador imediatamente, tê-lo orientado a permanecer em casa por 14 dias e só procurar o serviço de saúde em caso de falta de ar.