A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18) estabelece diretrizes...
Imagem de fundo

A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18) estabelece diretrizes...

A Norma Regulamentadora nº 18 (NR 18) estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança na indústria da construção. O trabalho em altura é uma das principais causas de acidentes.


Assim, analise as afirmativas a seguir.


I.Para atividades realizadas a uma altura superior a 2,00m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda, é obrigatório o uso de sistema de proteção contra quedas (como cinto de segurança tipo paraquedista ancorado).

II.A montagem de andaimes pode ser feita por qualquer servente de obra, utilizando sobras de madeira e pregos, desde que o encarregado julgue a estrutura visualmente segura.

III.As aberturas no piso (como vãos de escada ou poços de elevador) devem ser protegidas provisoriamente com guarda-corpo e rodapé ou fechamento total resistente, para evitar queda de pessoas e materiais.

IV.O uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) dispensa a necessidade de implementação de EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), pois a proteção individual é hierarquicamente superior à coletiva na legislação.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

II e III.


B

I, III e IV.


C

I, II e IV.


D

I e III.