

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Observe a figura a seguir para responder às questões 4 e 5, que a ela se referem.

Fonte: BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 786, de 5 de maio de 2023. Dispõe sobre os requisitos técnico-sanitários para o funcionamento de Laboratórios Clínicos, de Laboratórios de Anatomia Patológica e de outros Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC) e dá outras providências.Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 maio 2023. Consolidada com as alterações da RDC n.º 824, de 27 de outubro de 2023.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Norma Regulamentadora (NR) n.º 32: segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde. Brasília, DF: Ministério do Trabalho e Emprego, 2005. Texto vigente e atualizado. Adaptados.
Durante um dia de grande demanda em um laboratório de análises clínicas, o supervisor observou um técnico recém-contratado realizando procedimentos na sala de triagem de amostras biológicas. Ao longo da atividade, foram identificadas algumas condutas que poderiam comprometer a biossegurança dos profissionais e a qualidade do ambiente laboratorial. A figura 2 representa a situação observada. Após observar a situação ilustrada, o supervisor orientou o profissional sobre as boas práticas laboratoriais e os princípios de biossegurança.
Considerando a situação apresentada, assinale a alternativa CORRETA.
A disponibilidade de álcool 70% e de pia para higienização das mãos elimina a necessidade do uso de máscara e de óculos de proteção durante a manipulação de amostras biológicas.
A organização da bancada e a utilização de luvas tornam dispensável a adoção das demais medidas de biossegurança previstas para o processamento de amostras biológicas.
A presença da caixa para descarte de perfurocortantes e do recipiente para resíduos infectantes caracteriza situação incompatível com as boas práticas laboratoriais, devendo ambos permanecer fora da área técnica durante o processamento de amostras biológicas.
A utilização inadequada da máscara e a ausência dos óculos de proteção representam falhas no uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), devendo ambos ser corretamente utilizados durante a manipulação de material biológico.
A utilização de luvas e jaleco permite substituir os demais EPI, desde que o laboratório disponha de recipientes adequados para descarte de resíduos.