Questões de Concurso sobre Primeiros socorros

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
376 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Na prestação de serviços de primeiros socorros a um acidentado, um sinal que não pode ser considerado como vital é


A

a pressão arterial.


B

a temperatura.


C

a consciência.


D

a respiração.


E

o pulso.

Ao realizar uma manutenção no sistema elétrico de uma empresa, um colega de trabalho se acidenta com uma descarga elétrica. Qual a primeira etapa básica na prestação de primeiros socorros?


A

Não chamar a ambulância


B

Tocar na vítima para ver se está respirando


C

Lavar imediatamente o rosto da vítima


D

Avaliar o local do acidente


E

Levar a vítima imediatamente para casa

A segurança é prioridade para qualquer trabalho em instalações elétricas e merece toda a atenção. Os choques elétricos, arcos elétricos e queimaduras são riscos que um trabalhador corre ao laborar com material elétrico. Dentre as medidas de proteção é correto que:


A

As medidas de controle estabelecidas pela norma devem ser seguidas de modo isolado, não observando outras medidas de segurança adotadas pela empresa. Substituir cabos antigos por novos sempre que possível.


B

Os equipamentos devem ser utilizados em situações adequadas: como condições onde existe água, umidade ou pó.


C

Qualquer pessoa não advertida pode realizar operações elementares como ligar e desligar circuitos elétricos, realizadas em baixa tensão.


D

Os serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como aqueles executados no sistema elétrico de potência (SEP), podem ser realizados individualmente.


E

A constância de atividades deve desconsiderar a análise de riscos das tarefas e a competência dos trabalhadores envolvidos, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho.

Convencionou-se definir primeiros socorros como sendo os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, sendo correto que


A

a ressuscitação cardiorrespiratória é capaz de evitar a lesão cerebral por períodos prolongados, fazendo com que a pressão sistólica atinja de 60 (sessenta) a 80 (oitenta) mmHg e haja tempo necessário para a utilização de desfibrilador, única forma de reverter uma fibrilação ventricular.


B

se a vítima sofreu trauma e há suspeita de hemorragia interna, é importante observar os sintomas que lhe são característicos, como pulso forte e lento, pele aquecida, sudorese (transpiração abundante), rubor nas faces, sede acentuada, vertigens, náuseas e vômitos com sangue.


C

ao atender um caso de epistaxe ou rinorragia, deve-se, entre outros procedimentos, afrouxar a roupa que aperte o pescoço e o tórax da vítima; sentá-la em local fresco e arejado com tórax recostado e a cabeça levantada; fazer ligeira pressão com os dedos sobre a asa do orifício nasal de onde flui o sangue, para que, por compressão direta, o sangramento seja contido.


D

a vítima de cãibras deve ser colocada em repouso, confortavelmente em local fresco e arejado; pode-se tentar massagear suavemente os músculos atingidos para promover alívio localizado e evita-se ministrar sal à vitima por ele agravar a geração do ácido lático já acumulado nos músculos doloridos.


E

no caso de queimadura química com ácidos, a área de contato deve ser lavada imediatamente com água para remover o agente causador, sendo que, na ausência de chuveiro de emergência, deve-se aplicar jato d’água forte e abundante sobre as áreas atingidas para completa diluição e remoção da substância.

Os efeitos da intoxicação ou do envenenamento dependem da natureza da substância, de sua concentração e da sensibilidade do indivíduo (BRASIL, 2003). Os cuidados que o socorrista deve ter quando a intoxicação é por inalação são, EXCETO.


A

Cuidados com a segurança do socorrista, para que este não entre em contato com o produto intoxicante.


B

Afrouxar as roupas para permitir que a vítima respire melhor.


C

Manter a vítima calma, em repouso e em observação.


D

Encaminhar a vítima para um banho aspersão completo, incluindo o couro cabeludo.


E

Proceder à ressuscitação cardiopulmonar, se necessário.

Sobre queimaduras químicas e procedimentos em caso de acidente, assinale a afirmativa INCORRETA.


A

Se o material causador do acidente for sólido ou pó cáustico, indica-se remover antes de proceder à lavagem do local.


B

As queimaduras por ácidos e/ou álcalis fortes, geralmente são profundas e sua gravidade é diretamente proporcional ao tempo de contato com o agente.


C

No caso de queimaduras com ácido fluorídrico concentrado, se o acidente ocorreu entre uma e duas horas antes, o uso de tópicos deve ser conjugado com aplicação de solução de cloreto de cálcio a 10%.


D

Se o trabalhador apresentar queimaduras, cuja área afetada seja maior que cinco centímetros e que comprometam a derme profunda e a hipoderme, é conveniente encaminhá-lo para tratamento em serviço especializado.

Quando um colaborador sofre uma queimadura, qual dos primeiros socorros que não deve ser realizado?


A

Se a roupa estiver pegando fogo, abafar com um cobertor.


B

Retirar da área queimada qualquer roupa apertada.


C

Se a roupa estiver molhada, retire-a imediatamente.


D

Não tente retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele.


E

Retirar pedaços de roupa queimada que tenham grudado na pele.

As entorses podem ser definidas como lesões dos ligamentos das articulações, onde estes esticam além de sua amplitude normal, rompendo-se. No que diz respeito aos primeiros socorros em casos de entorses, analise os itens a seguir:


I. É recomendado aplicar bolsa térmica de gelo ou de água gelada na região afetada para diminuir o edema e a dor, durante as primeiras 24 horas.

II. Em casos de ferida no local da entorse, é recomendado agir conforme o ferimento, ou seja, cobrir com compressa seca e limpa.

III. É recomendado imobilizar a área afetada antes de remover a vítima.


É CORRETO o que se afirma em:


A

III, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I e II, apenas.


D

I, II e III.

Em um canteiro de obras ocorreu um acidente com um dos funcionários, resultando em uma fratura exposta em uma de suas pernas. Na prestação do socorro básico, com a finalidade de preservar ao máximo a vítima até a chegada da emergência, não é adequado:


A

Dar remédio para o acidentado antes do atendimento médico.


B

Ligar para emergência em sua cidade.


C

Manter os curiosos à distância, pois assim o socorrista terá espaço suficiente para trabalhar.


D

Procurar o auxílio de outras pessoas, caso seja necessário, e peça que chamem um médico.


E

Agir sempre com o intuito de acalmar a pessoa, e sem movimentá-la com gestos bruscos.

Ao realizar os procedimentos de primeiros socorros a uma ocorrência de acidente, é necessário garantir que o acidentado não entre em estado de choque. Neste contexto, analise as afirmativas apresentadas:


I. O estado de choque caracteriza-se por insuficiência renal e respiratória aguda com deficiente oxigenação dos órgãos vitais.

II. As causas podem ser muito variadas: traumatismo externo ou interno, perfuração súbita de órgãos, emoção, frio, queimadura, intervenções cirúrgicas, entre outras patologias.

III. Todo o acidentado pode entrar em estado de choque, progressiva e insidiosamente, nos minutos ou horas que se seguem ao acidente.

IV. Não tratado, o estado de choque pode conduzir à severas sequelas irreversíveis, porém não oferece risco de morte.


É CORRETO apenas o que se afirmar em:


A

II e IV, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I, II e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.

Acidente de trabalho ocorre quando um empregado sofre algum tipo de lesão, temporária ou permanente, durante seu trabalho ou em decorrência dele. Em caso de acidente no ambiente de trabalho, são necessários cuidados na realização de atendimento de forma organizada. A primeira etapa básica na prestação de primeiros socorros é


A

manter contato com o serviço de emergência.


B

verificar o pulso do acidentado.


C

avaliar o local do acidente.


D

verificar a respiração do acidentado.

Gabriela está em seu ambiente quando presenciou um colega recebendo um choque elétrico.


O que Gabriela deve fazer para que todos permaneçam em segurança?


A

Puxar a vítima pelas duas mãos.


B

Abraçar a vítima e esperar por socorro.


C

Sair correndo para o mais longe possível.


D

Isolar a área, desligar a fonte da energia e chamar pelo socorro competente.


E

Continuar com o que estava fazendo, sem dar atenção ao ocorrido.

Roberta socorreu um colega de trabalho com uma queimadura de 1o grau. Qual deve ser a atitude de Roberta para ajudar seu colega?


A

Passar manteiga no local da queimadura.


B

Passar margarina no local da queimadura.


C

Passar pasta de dente no local da queimadura.


D

Colocar borra de café em cima de toda a queimadura.


E

Resfriar o local da queimadura com água fria por, pelo menos, 15 minutos.

Numa situação de incêndio, pode ocorrer a inalação de um gás resultante da combustão incompleta de produtos no ambiente de trabalho. Esse gás pode promover a hipóxia celular e, como efeitos tóxicos, a hipotensão arterial e alterações isquêmicas nas atividades cerebral e miocárdica. É um gás


A

que, por ser classificado como um asfixiante simples, necessita de um agente químico para inativá-lo clinicamente.


B

que interfere no transporte do oxigênio no organismo, em cujo diagnóstico diferencial deve ser considerado o gás cianeto.


C

cujo metabolismo se dá no rim, por onde ocorre sua eliminação em maior quantidade.


D

cuja toxicidade independe da concentração inalada e da duração da exposição.


E

que age retirando, por substituição, a hemoglobina do sistema heme preferentemente nas hemácias jovens circulantes.

Qual procedimento de primeiros socorros deve ser evitado em caso o colaborador ter fraturas expostas?


A

cubra-as com um pano limpo e faça a imobilização do membro afetado.


B

manter o paciente aquecido, sem exageros.


C

procure manter o paciente tranquilo e fação descansar.


D

deixar a vítima alimentar-se ou ingerir líquidos mesmo que ela venha necessitar de uma cirurgia em seguida.


E

evitar movimentos desnecessários.

Primeiros socorros são as primeiras atitudes que devemos estar aptos a realizar após algum acidente. Caso em sua rotina de trabalho ocorra um acidente com produto químico, de qual forma você deve proceder? Marque a opção CORRETA.


A

CONTATO COM OS OLHOS: manutenção dos olhos bem fechados e deixar que o próprio olho se regenere, sem necessidade de lavar.


B

CONTATO COM A PELE: passar uma pomada refrescante sobre o local.


C

INGESTÃO DE PRODUTO: não provocar vômito e procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.


D

INALAÇÃO EM EXCESSO DO PRODUTO: deve-se apenas beber água em excesso.

O cuidado no trânsito é um procedimento muito importante para evitarmos e/ou diminuirmos os acidentes. Para o operador de máquinas é de suma importância conhecer como prestar um primeiro atendimento a socorro. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. Manter sempre a calma, sinalizar o local do acidente e ligar para a ambulância.

II. Ser rápido e transportar a vítima para um local seguro, fazer a massagem cardíaca e colocar a vítima sentada ou em pé.

III. Verificar se a pessoa se encontra consciente, verificar se a pessoa está respirando e verificar se ela possui alguma hemorragia aparente.

IV. Verificar se a pessoa está respirando, conduzi-la rapidamente a um hospital mais próximo.

V. Não prestar atendimento se não conhece sobre primeiros socorros, somente chamar a ambulância.


Quais estão corretas?


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II, III e IV.


D

Apenas II e III e V.


E

Apenas III, IV e V.

A hemorragia interna é resultante de um ferimento profundo com lesão de órgãos internos. O sangue não aparece, mas a pessoa apresenta os seguintes sinais ou sintomas, EXCETO:


A

sudorese.


B

sede.


C

febre.


D

palidez.


E

pulso fraco.

Os primeiros socorros podem ser definidos como sendo os cuidados imediatos prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito cujo estado físico ponha em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada. Isso posto, é correto afirmar a respeito que


A

na avaliação da frequência das pulsações da vítima, usar o dedo polegar sobre a artéria escolhida para sentir o pulso, fazendo uma leve pressão sobre qualquer um dos pontos em que se possa verificar mais facilmente o pulso de uma pessoa, evitando usar os dedos indicador, médio e anular para não correr o risco de sentir suas próprias pulsações em vez daquelas da vítima.


B

hemorragias crônicas, com perdas de sangue de até 20% (vinte por cento) levam ao choque descompensado com hipertensão, alterações das funções mentais, prostação, confusão ou inconsciência, sede intensa, pele quente, palidez, suor frio, redução da frequência de batimento cardíaco, pulso radial ausente e taquipneia importante.


C

os primeiros socorros recomendados após a constatação exata de hipertermia, com a vítima geralmente prostrada, são: envolvê-la com panos ou toalhas úmidas e frias e banho de imersão à temperatura ambiente, usar toalhas frias (com gelo) na região da fronte, sendo que, em caso de convulsão e delírio, não se deve dar banho na vítima, que deve ser removida com urgência para atendimento hospitalar.


D

a vítima de cãibras deve ser colocada em repouso, confortavelmente em local fresco e arejado, procedendo à massagem vigorosa na região com a musculatura atingida, que poderá provocar alívio rápido das dores localizadas, enquanto a vítima ingere água com uma pitada de açúcar, que muitas vezes faz o acidentado melhorar quase que imediatamente.


E

as queimaduras de segundo grau requerem cuidados específicos para primeiros socorros, pois, além do procedimento imediato de lavagem do local lesado, deve-se proteger a região atingida com compressa de gaze ou pano limpo umedecido, ou papel alumínio, para depois furar com instrumento as bolhas que venham a surgir e aplicar no local algum creme hidratante.

No que diz respeito as noções de primeiros socorros, analise os itens a seguir:


I. Os primeiros socorros podem ser definidos como o conjunto de medidas que devem ser tomadas rapidamente assim que acontece um acidente.

II. Um dos objetivos dos primeiros socorros é minimizar os chamados dos serviços de emergência.

III. A primeira atitude que deve ser tomada nos primeiros socorros é se manter tranquilo, tentar afastar os curiosos, sinalizar o local e checar a vítima.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e III.


D

II, apenas.

   
Gerar simulado