Na prevenção e no combate a incêndios, incluindo a atuação da Brigada de Incêndio, são imprescindíveis alguns conhecimentos. Entre eles, tem-se que
os pós especiais, utilizados no combate a fogo da classe D, fundem-se em contatos com os metais pirofóricos, formando uma camada protetora que isola o oxigênio, interrompendo a combustão.
na temperatura de combustão, os gases desprendidos do combustível sólido aquecido se incendeiam apenas ao contato com o oxigênio do ar, o comburente da reação.
o abandono, em caso de incêndio de edificações com vários pavimentos, só pode ocorrer por meio de elevadores enquanto o líder da Brigada entender que é seguro.
o retorno imprescindível aos locais de trabalho, em caso de abandono de área em chamas, deve-se dar com acompanhamento de integrante da Brigada de Incêndios e mediante uso de comunicadores portáteis.
para combustíveis de classe A, ao atingirem a temperatura de fulgor, os gases desprendidos durante o aquecimento têm a propriedade de incendiarem-se e sustentarem as chamas enquanto não acontecer sua extinção intencional.