Imagem de fundo

A plena integração do Brasil à ordem econômica mundial...

A plena integração do Brasil à ordem econômica mundial ocorreu nos anos iniciais da década de 1990, em plena crise econômica, quando se desenvolveu o processo de restauração capitalista. Esse processo se sustenta na


A

manutenção das bases da economia‐mundo, que promove a reestruturação da produção, porém mantém as relações de trabalho intocáveis.


B

repressão do Estado às organizações dos trabalhadores, que se mobilizam sob a influência do movimento socialista internacional em ascensão.


C

ofensiva ideopolítica essencial à construção da hegemonia do grande capital, evidenciada na emergência de um novo imperialismo.


D

volta da fase que marcou os primórdios do capitalismo, caracterizada pela acumulação com predomínio da produção industrial.