Imagem de fundo

Leia a situação hipotética. Joana é uma educadora social...

Leia a situação hipotética.


Joana é uma educadora social recém-contratada por uma organização não governamental que atua em uma comunidade rural marcada por vulnerabilidade social e exclusão. Em seu primeiro projeto, denominado "Fortalecimento Comunitário e Autonomia Local", durante a fase de planejamento, Joana identifica que a comunidade enfrenta desafios como baixa escolaridade, desemprego, discriminação de gênero e ausência de espaços de convivência.


Considerando o contexto apresentado, a estratégia que Joana deve adotar para alcançar os objetivos do projeto, é


A

implementar oficinas com foco no ensino de habilidades técnicas e no fortalecimento do vínculo com o mercado de trabalho, promovendo resultados individuais a curto prazo.


B

estabelecer um programa de palestras com especialistas externos, que apresentem soluções prontas para os problemas enfrentados pela comunidade.


C

priorizar intervenções baseadas em modelos padronizados de outras comunidades, considerando que experiências anteriores podem ser replicadas com sucesso.


D

criar um cronograma rígido de atividades centrado na orientação direta dos moradores, para garantir a eficácia das ações planejadas pela organização.


E

promover rodas de conversa e atividades participativas que valorizem a diversidade cultural da comunidade, fomentem o diálogo entre os grupos e estimulem a construção coletiva de soluções.